Brinquedoteca I

, , 1 comment

Quando pensamos na Brinquedoteca, lembramos daquele espaço colorido e cheio de brinquedos, onde as crianças vão fazer o que mais gostam: brincar.

Na teoria é nela que, brincando, nossos pequenos adquirem conhecimento, que futuramente será a base para a aprendizagem formal. Na prática - e principalmente para ; nós mães - a brinquedoteca é o espaço onde a criança descarrega as suas energias e nós ficamos tranquilas por estarem em espaços seguros e cheio de motivação para interagir e explorar o novo.



É essencial que pensemos na brinquedoteca como um espaço direcionado principalmente para a criança: seu livre acesso, sua independência, o incentivo a criatividade e a liberdade, não esquecendo do conforto, e de que além da criança – principalmente em brinquedotecas de uso comum, como condomínios residenciais – o espaço também contará com outro usuário que é o cuidador e acompanhante da criança ou bebê.

Um dos principais pontos a serem lembrados ao planejar uma brinquedoteca é o fator segurança, por isso é importante que o espaço esteja localizado numa área bem ventilada e com boa iluminação. Uma dica é reservar uma grande área livre no chão para as brincadeiras. Para o piso, a escolha deve ser direcionada a um material de fácil manutenção como o vinil, PVC e laminado de madeira. Uma ótima pedida é o uso dos tapetes de EVA, que evitam o acúmulo de sujeira e são confortáveis e práticos, evitando o uso de carpetes.

Quanto ao mobiliário, devemos sempre que possível optar por itens arredondados, evitando peças com quina, pois podem causar acidentes.

Também devemos evitar, na Brinquedoteca, a diferença de níveis de piso e materiais como vidro, objetos cortantes e espelhos e é importante também lembrar de tampar tomadas, ou melhor: fazer os pontos de tomadas em alturas e locais de difícil acesso às crianças.


Esse post faz parte do Artigo "Brinquedoteca: Um espaço direcionado à criança" escrito em parceria com a minha colega de trabalho, a arquiteta Angelina Bunselmeyer - Estúdio do Traço Aquitetura&Design -  especialmente para o site do AlphaMães, das queridas Daniela e Ana Flávia.




Um comentário: